terça-feira, 27 de setembro de 2011

Exposição - Oswald de Andrade: O Culpado de Tudo


O Museu da Língua Portuguesa, na cidade de SP, a partir de hoje, dia 27, inaugura a exposição de um dos precursores do Modernismo Brasileiro e que fora destaque na Semana da Arte Moderna de 1922: Oswald de Andrade, com o título "O Culpado de Tudo".
 

A exposição é temporária e ficará até o dia 30/01/2012.

A frase “Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado em todas as línguas”, escrita por Oswald em 1933 no verso da folha de rosto da edição original de Serafim Ponte Grande, é o ponto de partida da exposição...
A exposição contemplará três dimensões de leitura: poética, Histórico-biográfica e filosófica, além disso, mostrará os principais marcos da semana da arte moderna, a exposição de quadros, as mulheres que se relacionaram com Oswald, nos banheiros do museu será instalada seleção de frases ligeiramente pornográficas de Oswald, trilhos suspensos entre outras coisas, como frases emblemáticas do autor como "Tupi ou not Tupi, that is the Question" que permeia toda a mostra, circulando lentamente por todo espaço expositivo, em um movimento lento... circular... contínuo. 

Pela primeira vez o museu realiza uma exposição sobre a vida e obra de um escritor paulista e paulistano.Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, “Oswald de Andrade é o mais paulista dos nossos escritores. Conheceu e viveu esta cidade como ninguém. Para nós, da Secretaria da Cultura, é um privilégio dar a nossa contribuição para a lembrança do escritor, um artista que revolucionou a nossa literatura e que, ao participar ativamente da criação da Semana de Arte Moderna, inseriu São Paulo no mapa mundial das artes.”
Para o curador da mostra, José Miguel Wisnik, “o projeto teve por objetivo organizar uma exposição sobre Oswald de Andrade, reforçando seu papel decisivo para a formação da cultura contemporânea e destacando a consistência de sua obra, de maneira a que a sua atualidade esteja patente sem que se perca de vista a situação histórica em que ela foi gerada.”

 Vale a pena ver!!
Endereço:

Museu da Língua PortuguesaPraça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
site: www.museudalinguaportuguesa.org.br
Ingresso: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro).
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade pagam meia-entrada. Crianças com até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso, bem como professores da rede pública.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Bia... valeu a dica! Adoro esses eventos. Parabéns, viu! Seu blog está super 10!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...