segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Exposição Oswald de Andrade - EU FUI!!

Olá pessoas!

Já havia mencionado neste post AQUI, que o Museu da Língua Portuguesa está, pela primeira vez, com uma exposição sobre Oswald de Andrade, com o título: "Oswald, o culpado de tudo".



Vale citar que a exposição é temporária e ficará até o dia 30/01/2012.

Eu fui assim que a exposição começou e digo que vale a pena visitar, afinal, essa é uma das raras oportunidades que temos em conhecer profundamente o polêmico escritor, um dos criadores da Semana da Arte Moderna. A curadoria é de José Miguel Wisnik, com a curadoria-adjunta de Cacá Machado e Vadim Nikitin, e consultoria de Carlos Augusto Calil e Jorge Schwartz. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha.

Logo na entrada nos deparamos com paineis com descrição de frases, como estes daqui:



Atrás destes paineis, temos o histórico, por datas, dos principais pontos da vida de Oswald de Andrade. Nesta foto que se segue, é um verso desses paineis, acredito eu que o mais curioso e polêmico, já que trata da um pouco da obra artistica de Oswald bem como o seu polêmico relacionamento com Pagu e outros romances.



Temos também Oswald na visão de outras pessoas:



A exposição também traz, como não poderia deixar de fazer, os principais marcos da Semana da Arte Moderna.

A famosa foto de vários autores importantes e renomados que contribuiram para a realização da referida semana estava em um painel gigantesco. O mais legal ainda é que no lugar onde Oswald de Andrade se encontra na foto, foi retirado o seu rosto, para que o visitante possa colocar o seu, tirar uma foto e entrar no clima daquele momento único da Semana da Arte Moderna.

Bom, eu não coloquei o meu rosto lá, achei que iria pagar mico demais, mas tirei uma foto junto ao painel, confiram:



Dica: se você for lá e não resistir a tirar uma foto, tire em preto e branco, que vai parecer mais "original".

Também há exposição de quadros:



Também há trilhos suspensos com quadros que permeiam toda a amostra, circulando lentamente por todo espaço expositivo, em um movimento lento... circular... contínuo. Acredite, eu fui "atropelada" por um deles. Para se ter noção dos quadros em movimento, aqui tem uma foto:



Frases emblemáticas do autor como "Tupi ou not Tupi, that is the Question" entre várias outras, com comentários de autores também permeiam por lá.



A exposição retrata a amizade entre Mário de Andrade e Oswald de Andrade e a visão que cada um tem sobre o outro, chegando a ser um mix de MariOswald. Oswald adorava Mário e após ler alguns trechos da obra "Pauliceia Desvairada", publicou um artigo seu, o chamando de "Meu Poeta Futurista". No dia seguinte, Mário, com voz de choro, conversa com Oswald, dizendo que por causa do artigo, perdeu vários alunos de piano (sim, se você não lembra, Mário dava aulas de piano). Esta e várias outras histórias de amizade entre esses dois intelectuais se encontra na exposição. Vale a pena conferir!



Há também seleção de frases ligeiramente pornográficas de Oswald, escritas e espalhadas nos banheiros do museu.


Entre tantas outras coisas que tem na exposição, finalizo o post com a publicação/foto de uma poesia.



Não deixem de ir, aproveitem e visitem outros andares do Museu, pois vale a pena!


Endereço:
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
site:
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Ingresso: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro).
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade pagam meia-entrada. Crianças com até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso, bem como professores da rede pública.


3 comentários:

Marcele disse...

Adorei a "sua" exposição, fiquei até com vontade de ir! bjo

Ana disse...

Depois de ver as fotos, acho que vou fazer uma programação por lá! Valeu a dica!!

Paty disse...

Uau! Não sabia que a exposição estava tão legal assim! bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...